COP15

Pessoas, vamos nos unir em favor do Planeta?
Em dezembro acontecerá a "conferência do século”, a COP-15, um encontro internacional cujo objetivo é combater as mudanças climáticas. Copenhagen, na Dinamarca, sediará esse tão importante encontro de 193 países!
O objetivo é chegar a um acordo climático global com medidas que impeçam que a temperatura do planeta suba mais do que 2º C até o final do século.
A COP15 substituirá o protocolo de Kyoto.
O Brasil tem papel importante nesse acordo, pois é o 4º maior emissor de gases, contribuindo muito para com o aumento da temperatura global.
A verdade é que não podemos perder as esperanças, afinal, nossa sobrevivencia depende de ações globais como essa; mas tbém, de ações individuais. Temos que nos preocupar com a saúde da Terra!

Em 1854, o presidente dos Estados Unidos fez uma proposta a uma tribo indígena. A proposta de comprar grande parte de suas terras, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma outra "reserva". Leiam a resposta do Chefe Seattle...Trata-se de uma valiosa lição ambiental.
"Vocês devem ensinar as suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem as suas crianças o que ensinamos as nossas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra.
Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há ligação em tudo!
O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará também a si mesmo.
Mesmo o homem branco, cujo Deus caminha e fala com ele de amigo para amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos apesar de tudo. Veremos. De uma coisa estamos certos; e o homem branco poderá vir a descobrir um dia: nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar que o possuem, como desejam possuir a nossa terra; mas não é possível. Ele é o Deus do homem e sua compaixão é igual para o homem vermelho e para o homem branco. A terra lhe é preciosa e feri-la é desprezar seu Criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminem suas camas e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos.
Mas quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e que por alguma razão especial lhes deu domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos da floresta densa sejam impregnados do cheiro de muitos homens e a visão dos morros sejam obstruídas por fios que falam.
Onde está o arvoredo? Desapareceu... Onde está a águia? Desapareceu... É o final da vida e o início da sobrevivencia!"

Bom, estamos em contagem regressiva para a conferência que vai definir o futuro do nosso Planeta. Tomara que nossos representantes tenham consciencia da importancia do nosso país, mas lembrem-se que devemos acompanhar as decisões, pensar globalmente e agir localmente!
O Greenpeace está fazendo um abaixo- assinado direcionado ao presidente Lula pedindo para o Brasil:
- Zerar o desmatamento da Amazônia até 2015 e apoiar a criação de fundo financeiro internacional para apoiar este objetivo (mecanismo Florestas pelo Clima);
- Garantir que pelo menos 25% da eletricidade sejam gerados a partir de fontes renováveis de energia como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas até 2020 e apoiar a transferência de tecnologia entre os países;
- Transformar pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil em áreas protegidas até 2020;
E para terminar e chocar, um vídeo triste e real.





É o que todos desejamos, e juntos, a chance de conseguirmos é muito maior!
Saúde pra vc, saúde pra Terra!
Camila

10 comentários:

Unknown disse...

Concordo!
Pequenas ações farão a diferença,e essas ações cabem a nos!
Muito legal seu blog.
Luan 8ºano-IM

Mamut Dante disse...

um evento, mtu importante para a preservação da terra(nossa casa, o nosso futuro depende disoo...

RUMO AO FIM DO MUNDOOO......

Anônimo disse...

É Camila...o triste é que se fala tanto nisso mas às vezes parece que as pessoas assistem a esses acontecimentos assim como assistem um filme no cinema, voltam à sua vidinha e só lembram da história p/ comentar, nunca para agir em prol dela. Penso que precisamos conscientizar a todos, mas mais ainda as crianças. Uma geração que cresce consciente deve ter mais chance de se opor do que uma geração já cheia de vicios. O problema é que quem educa (pais, professores..) são auqles que fazem parte da geração cheia de antigos costumes que, se não forem renovados, levarão nosso planeta cada vez mais para um fim mais próximo.
Gostei muito do blog, visitarei sempre!

Bjo*
Marina
(sala 13-2004 Nide)rs..

Anônimo disse...

pedro h
Muito legal prof essa reunião provavelmente acontecera dia 5 de dezembro mas ñ tenho certeza então eu lanço uma aposta mas valendo nada.então qual dia você acha q é?

Camila disse...

Errou Pedro Heitor, acontecerá de 7 a 18 de dezembro.
Obrigada pelo comentário!
Camila

Anônimo disse...

Oii Prof! Aki é a Beatriz 2 ° ano -IM
Adorei o Blog ! Vou estar sempre aki !!

E como vc diz: agir localmente e pensar globalmente! A gente faz um planeta melhorr!!

Beijoss Prof! ^^

Anônimo disse...

Tiago__8°Ano - IM.
Oi,eai professora.......o blog esta otimo, vou continuar acompanhando tudo sobre biologia aki..................
Beijos.

Zé disse...

Professora, com certeza se cada um fizer sua parte viveremos em um mundo melhor. Sei que é dificil lembrar de colocar aquele plastico no lixo ou fazer algo que ajude o planeta... Mas se começarmos a nos acostumar, todos juntos, conseguiremos! Se a meta é salvar a Terra a primeira atitude deve ser nossa, as pessoas que estão acabando com ela. Espero que tudo melhore depois da COP15. Professora, obrigado pela postagem! Cada vez nos dando mais conhecimento.

Zé - 8°ano

Anônimo disse...

Oi Professora Camila, primeiramente parabéns pelo seu blog. Que bom termos acesso a informações de caráter sustentável na área da educação.
Fico feliz em poder trabalhar com você e trocarmos experiências interdisciplinares, pois estou certa e convicta de sua militância pelo planeta Terra e pelo futuro das próximas gerações.
Muito obrigada pelo vídeo do papel semente.

Abraços,

Professora Selma Bosco

Isabelle disse...

Oi prô :) Passei pra dar uma lida no blog, está muito legal mesmo, parabéns.

Abraço!

Postar um comentário