Outubro Rosa

Surgido há mais de dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o Outubro Rosa foi o mês escolhido para a luta contra o câncer de mama, um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Desde então, vários outros países vêm aderindo ao movimento. No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.
Queremos conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença, lembrando que nem todo câncer de mama é igual e que até para os mais agressivos existe tratamento. Para isso, vamos iluminar monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, lojas como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo, escritórios e restaurantes, decorar casas e enfeitar carros. Participe!
Além dos eventos, que podem ser conferidos na nossa agenda, saiba o que você pode fazer para entrar nessa luta. O seu engajamento é fundamental. Somente unidos vamos conseguir vencer o câncer de mama.

COMO PARTICIPAR:
Para aderir ao movimento, basta promover ações que marquem outubro como o mês da luta contra o câncer de mama. Engaje-se, use a criatividade e participe! Envolva sua cidade, sua empresa, a família e os amigos. Qualquer ação é bem-vinda, mas deve estar sempre acompanhada da informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Saiba como você pode fazer a diferença.
VOCÊ- Pendure panos, faixas ou um laço cor-de-rosa em sua fachada, sacada, janelas;- Prepare um jantar para seus amigos e coloque à mesa toalha e guardanapos cor-de-rosa;- Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;- Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;- Use e abuse do rosa no seu site, blog, Twitter, Orkut ou Facebook;- Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;- Se você tem tempo disponível, contribua, seja voluntária da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.
Fonte:http://www.mulherconsciente.com.br/Default.aspx

Muito importante essa campanha, né pessoas?
Quanto antes o cancer de mama for descorberto, maiores são as chances de cura.

Mas, o que é cancer de mama?
É um desenvolvimento descontrolado, anormal das células da mama. Essas células crescem e substituem o tecido mamário saudável.
Se não tratado, ele pode passar para outros órgãos como pulmões, cérebro...aí a cura fica mais complicada.
Essa não é uma doença exclusivamente feminina, os homens também podem desenvolvê-la. Um homem para cada cem mulheres desenvolve o cancer de mama.
Portanto, para detectar o cancer prematuramente, faça o auto-exame mensalmente e não ignore nódulos ou mudança na aparência ou sensação do seio. Lembre-se que o tumor cancerígeno é normalmente indolor.
A causa do cancer de mama não é conhecida, qualquer pessoa pode desenvolvê-lo, toda atenção é pouca, previna-se!
Até a próxima,
Prô Camila
PS: Gostaria de agradecer os comentários que o BioMomento recebeu no seu post de estréia. A opinião de voces é muito importante, obrigada!

5 comentários:

Zé disse...

Muito bom Professora, agora sei um pouco mais sobre o câncer de mama... Foi muito boa a iniciativa que foi tomada de fazer um "Outubro rosa". Obrigado pela postagem! Nos deu mais conhecimento.

Simone Carlini disse...

Oiii Camila,
Adorei seu blog.
As fotos são muito reflexivas!
Parabéns

MAGDA MAGGIE disse...

Oi,tomodati Camila!!!!!!!!!!!!!
Li os artigos e adorei!!! PARABÉNS!!!
Qto ao câncer de mama, é algo mto fácil de se prevenir, autoexame,consulta anual ao ginecologista,mamografia(que não dói nadinha) e pronto: LIVRES do câncer de mama,mulherada!!!

Anônimo disse...

Oi prof sou eu de novo a Beatriz do 2° ano do IM!!

Outubro Rosa é isso ai!! Essa campanha é muito importante pratodos saberem que o câncer de mama não é só das mulheres!


Beijosss *.*

Anônimo disse...

oi pro é o iannes muito show ess campanha
parabens bjs!!

Postar um comentário