Era Dia do Índio

No dia 19 de abril, todos os países do continente americano comemoram o Dia do Índio. A data foi criada no I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940. O evento foi considerado histórico porque reuniu representantes de vários países americanos e índios de diversas comunidades. No Congresso também foi criado o Instituto Indigenista Interamericano – órgão internacional que tem a missão de garantir os direitos indígenas na América.
O Brasil também aderiu ao Instituto. Na época, o presidente Getúlio Vargas – atendendo aos apelos do Marechal Rondon – assinou um decreto, a exemplo dos demais países do continente, instituindo o dia 19 de abril como o Dia do Índio.


Nunca podemos esquecer que eles são o verdadeiros donos da terra. Se ainda tivessem domínio sobre ela, ñ estaríamos falando sobre a necessidade da preservação. Eles sabem o que realmente tem valor.
Atualmente, eles são espancados, agredidos, perseguidos, desrespeitados,..., e ainda tem homem branco que se acha no direito de colocar fogo em índio. É assim que retribuimos por eles terem se limitado "num cantinho" para que ocupássemos o restante da terra... Todo dia É dia de índio, não só dia 19 de abril!



0 comentários:

Postar um comentário