Borboletário

Olá pessoas!
Demorou mas voltei!
E com ótimas novidades.
Dia 21/05 fui fazer uma visita técnica ao Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira, que fica no Jardim Botânico de Diadema.
Instalação com cerca de 700 borboletas, de três diferentes espécies.
O viveiro tem 187,20 m² e o laboratório, 10,80 m². O viveiro possui telas de proteção e tem em seu interior cerca de 30 espécies de plantas.
A Profª Maura e o Profº Cristiano me acompanharam.
Vocês podem imaginar duas biólogas bestinhas entre tantas belezas?
Conhecemos o viveiro, o laboratório e ainda fizemos uma caminhada pela trilha do Palmito do Jardim Botânico.
Fomos muito bem recebidos pela equipe do Borboletário, deixo aqui registrado uma agradecimento especial a Lurdinha, a técnica de manejo que nos deu uma super aula sobre todas as fases da vida das borboletas.
O objetivo do borboletário é a preservação de espécies e a educação ambiental. Parte da produção do borboletário é introduzida no meio ambiente do Jardim Botânico, numa proporção de cinco borboletas soltas na mata, a cada dez unidades.
As borboletas são muito importantes para a manutenção dos ecossistemas. Elas contribuem para o aumento da biodiversidade devido sua interação com as plantas, polinizando e dispersando as sementes. Também indicam a qualidade do ambiente, pois não resistem a locais degradados e poluídos.
Vale lembrar que na natureza, de 100 borboletas, três a sete conseguem sobreviver, dependendo do ambiente. Já no borboletário, 60 a 80 de 100 borboletas sobrevivem.
Bom, chega de papo e vamos as imagens!


Um passeio que recomendo, é maravilhoso!
Falarei muito sobre esse fascinante inseto, aguardem que em breve terei novidades.
Profª Maria Maura, adorei nosso passeio, até o próximo!
Abraços alados...
Camila

0 comentários:

Postar um comentário