Transplante de Medula


Que tal você se tornar um doador de medula óssea, salvando assim, a vida de alguém?
Medula é uma substância que fica no interior dos ossos, onde são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, por células normais de medula óssea, para que ocorra a reconstituição da mesma.
O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Para se tornar um doador, você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).
É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros nos estados.
A doação é realizada através de uma inscrição, será retirada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. O sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro. Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Já pensaram quantas pessoas estão internadas agora esperando por um ato de solidariedade?

Quer saber mais?
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125
http://www.abrale.org.br/doencas/transplante/perg_resp.php

0 comentários:

Postar um comentário