Ceratocone

1 comentários
“Ora ora, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? O olho é o senhor da astronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduzem os homens as partes mais distantes do mundo; é o príncipe da matemática, e as ciências que o têm por fundamento são perfeitamente corretas.
O olho mede a distância e o tamanho das estrelas; encontra os elementos e suas localizações; ele... deu origem à arquitetura, a perspectiva, e a divina arte da pintura.
...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.”
(Leonardo Da Vinci 1452-1519)

Você já ouviu falar?
Trata-se de uma doença ocular. É uma deformação que afina e altera a curvatura e espessura da córnea que pode causar baixa visão e cegueira, mas felizmente pode ser revertida por meio de um transplante. Esta doença costuma se desenvolver na adolescência e normalmente estaciona na faixa etária dos 30 a 40 anos.

A maioria dos casos de ceratocone é tratada com uso de óculos ou lentes de contato. São poucos pacientes que precisam de transplante de córnea, em média de 10% a 20%. Infelizmente o ceratocone não tem prevenção.
Segundo o professor da Universidade Federal de São Paulo e diretor médico do Banco de Olhos do Hospital São Paulo, Elcio H. Sato, “O ceratocone é uma doença de caráter hereditário, mas muitas vezes de aparecimento esporádico. Às vezes não passa de pais para filhos”.
O único indício de que alguém pode ter essa doença é por herança genética, pois é hereditário, mas nem sempre isso acontece.
Muitas pessoas não percebem que tem ceratocone porque este inicia-se como uma miopia e astigmatismo. Esta patologia ocular pode evoluir rapidamente ou em outros casos levar anos para se desenvolver.

Esta doença pode afetar severamente nossa forma de perceber o mundo, incluindo tarefas simples como dirigir, assistir TV ou ler um livro.

Olhem só como é feito um transplante de córnea em um paciente com ceratocone, entre outros problemas.

Postagem para lembrar que a visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento.
Dicas para proteger seus olhos:
- Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
- Lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer líquido;
- Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
- As mulheres devem tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
- Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
- Procurar o oftalmologista periodicamente!

Até a próxima,
Camila

Fontes:
http://www.institutodavisao.com.br/
http://bvsms.saude.gov.br/

Primavera

A estação das flores

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
A primavera tem inicio durante o “equinócio” do dia 23 de setembro exatamente às 00:09hs e terá duração de 89,85 dias. A palavra equinócio vem do Latim e significa noites iguais, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.
No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada).
Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.
Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

É minha estação do ano favorita, fico encantada com a beleza das flores. É tempo de renascimento, de esperança num mundo melhor.

Feliz Primavera pra você!



Camila

Dia da Árvore

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 22 de setembro junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca/EUA, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. No Brasil é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.

Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é o de estar associada à vida, ao ar que respiramos. E daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados.
Sua contribuição para o planeta em geral não tem preço. Já que obtemos, através dela, a proteção dos solos, rios, nascentes, a preservação da vida silvestre e a manutenção de um bom nível de vida (ar, água) do ambiente em que vivemos.
De qualquer forma, mais importante do que saber a importância de uma árvore é saber a importância de nos comprometermos, cada vez mais, com a manutenção de ao menos uma espécie, plantando e cuidando para que se desenvolva. Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós.
As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Ajude a preservá-las.
Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. O equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Não se trata de um dia para exclusivamente plantar árvores. Devemos refletir na importância desse ser vivo e preservar, sempre!
"Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles."
Rubem Alves



Fontes:
escusavasdeveristo.blogspot.com
cintiadanielapereira.blogspot.com
http://www.cnpm.embrapa.br/

Natureza branca

Vocês viram?

Raro filhote albino de baleia é registrado na Argentina

Um raro filhote albino de baleia franca austral foi visto na costa da península Valdez, na região da Patagônia, na Argentina, nesta segunda-feira, segundo a agência Reuters. De acordo com a WWF, acredita-se que existam 12 mil indivíduos desta espécie no mundo, mas não há estimativas sobre o número de albinos.
Somente no Brasil, mais de 300 indivíduos foram catalogados e identificados por fotos - cada animal é distinguido por calosidades naturais na cabeça. A espécie pode ser vista ainda em países como Chile, Namíbia, Moçambique, Peru, Uruguai, Madagascar, Nova Zelândia, África do Sul e Austrália.
Os grupos ao longo do planeta não cruzam muito entre si, já que as mães costumam manter os mesmos locais de alimentação e os filhotes adquirem esse hábito
.

Mas, o que é albinismo?
É a incapacidade de fabricar melanina, que é uma proteína resonsável pela pigmentação da pele, olhos e cabelos dos mamíferos. A melanina nos protege das radiações nocivas do Sol, dos raio ultravioletas.
O albinismo pode ser parcial ou total, ou seja, o albino pode produzir pouca ou nenhuma melanina.
O albinismo é hereditário e está condicionado a um gene pouco comum que gera certas características físicas e que tem caráter recessivo, não aparece em todas as gerações. Estima-se que uma em cada 17.000 pessoas são albinas.
Quando um dos pais possui o gene recessivo do albinismo, existe a probabilidade de transmissão de 25% em cada gravidez. De cada quatro filhos, um pode apresentar a doença. No entanto, no caso do nascimento de filho saudável, há 50% de possibilidade de ele ser portador do gene e gerar filhos com albinismo.
A terapia genética abre uma possibilidade para os portadores do albinismo. No futuro, estes pacientes poderão receber os genes que faltam a suas células "pigmentadoras", a fim de que adquiram a capacidade de sintetizar a melanina.
É bastante comum em algumas espécies, como no caso dos coelhos; mas é bastante raro na maioria das espécies.
Agora um slide com fotos de vários animais albinos. São lindos, não acham?


Bom, promessa paga. Post especial para o 2º ano, antes tarde do que nunca.
Desculpem a demora da atualização do blog, estive enrolada esses dias.
Espero que gostem e se interessem em aprender um pouco mais a respeito.
Camila

Fontes:
http://www.mundogump.com.br
http://www.saudeanimal.com.br
http://noticias.terra.com.br

Dia da Amazônia

No dia 05 de Setembro comemoramos o Dia da Amazônia. O Dia da Amazônia foi um projeto de lei de 2003 do deputado Humberto Miquiles que foi sancionado pelo Presidente Lula. A Amazônia é a maior reserva natural do planeta Terra e é ela quem proporciona o equilíbrio ambiental de todo o mundo.
A Floresta Amazônica ocupa metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul,tem mais de 5 milhões de km de extensão e é a maior bacia hidrográfica do mundo. Isso quer dizer que é lá que está boa parte da reserva de água doce do Planeta Terra.
O clima da região Amazonica é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo e tem uma biodiversidade incrível!
Muitas plantas raras que lá se encontram são utilizadas em larga escala pela indústria farmacêutica na produção de remédios. Infelizmente nos dias de hoje a Amazônia tem sido violentamente desmatada.
Infelizmete não temos muito o que comemorar no dia de hoje, ao contrário. Não é para menos. Um estudo do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia e do Centro de Pesquisas Woods Hole, dos EUA, indica que a área devastada já é de 40 mil km2, o dobro do que foi divulgado no início deste ano pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe. O novo número baseia-se em estudos de campo, realizados por pesquisadores das duas entidades.
Não basta apenas instituirmos um dia para falar sobre isso se a população e os nossos governantes não se conscientizarem disso, e não tomarem medidas urgentes para preservar o que temos de mais precioso no planeta, que é a natureza. Furacões, maremotos, invernos rigorosos, calor excessivo, fogo nas matas em todo o planeta devido ao clima seco; tudo isso é consequência das agressões que a natureza sofre ocasionada pelo HOMEM.
Crescemos ouvindo que a Amazônia é o pulmão do mundo, hoje sabemos que não é bem isso. Atualmente temos que nos preocupar para ue ela não vire a insônia do mundo.
Olhem esse vídeo do Greenpeace. Infelizmente, vivemos uma época em que tudo tem preço.

Estamos em ano eleitoral. Você já escolheu seu candidato? Já se informou sobre as intenções dele qto ao Meio Ambiente?
Podemos ajudar a Amazônia e todo o Brasil fazendo o melhor nas urnas. Vamos acreditar!

Fontes:
http://www.bigmae.com
http://galileu.globo.com

Hoje é Dia do Biólogo!

Biólogos são pesquisadores da vida

Ser biólogo é uma profissão muito importante, pois é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia – sua forma; sua organização – anatomia; seus tecidos – histologia; suas células – citologia, seu funcionamento – fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos – patologia; sua relação com o meio ambiente – ecologia, dentre outras áreas.
A regulamentação da profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.
Registros mostram que a primeira classificação dos animais foi feita pelo grego Aristóteles, onde o mesmo conseguiu catalogar cerca de quinhentas espécies.
Sobre a anatomia humana, em 1316, foi lançado o primeiro livro, através de estudos do professor Mondino de Luzzi, professor da escola italiana de medicina, em Bolonha.
Um dos fatos mais importantes e consideráveis foi a Teoria da Evolução, criada pelos biólogos ingleses Darwin e Russel, comprovando que o organismo de animais e plantas passa constantemente por alterações.
Porém, o maior destaque da biologia foi feito em 1944, através da descoberta do DNA (ácido desoxirribonucleico), pelo bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery, através da identificação do código genético que cada ser vivo possui, determinando suas características, sua herança genética.
As áreas de atuação de um profissional formado em biologia são muitas, desde professor de ciências, a partir do 5º ano, ensino médio e universidades, fazer estudos das plantas (botânico); fazer estudos dos animais (zoólogo); estudar os seres marinhos, ecologia e meio ambiente, ou ainda fazer estudos de seres microscópicos, através da microbiologia. Também trabalham com a aplicação das técnicas de controle de pragas e, principalmente, pela preservação do meio ambiente, além de realizar exames e verificar doenças genéticas.
A ética desse profissional deve estar baseada, antes de tudo, no princípio da vida, bem com na preservação das espécies, do meio ambiente, na cultura de sustentabilidade que tanto se fala hoje em dia.


Por Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola

Juramento dos Biólogos

"Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico,
tecnológico e humanístico com justiça e paz".

E agora um texto divertido para vocês entenderem um biólogo. Desconheço a autoria.
Biólogo não come, degusta.
Biólogo não cheira, olfata.
Biólogo não toca, tateia.
Biólogo não respira, quebra carboidratos.
Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo.
Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
Biólogo não elogia, descreve processos.
Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
Biólogo não transa, copula.
Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário.
Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.
Biólogo não pensa, faz sinapses.
Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feed backs.
Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
Biólogo não perde energia, gasta ATP.
Biólogo não divide, faz meioses.
Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
Biólogo não falece, tem morte histológica.
Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia.
Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso reprodutivo.
Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo.