Beija-flor cósmico

BEIJA FLOR CÓSMICO NASCE DO CHOQUE DE TRÊS GALÁXIAS



A colisão de três galáxias está produzindo um espetáculo raro a 650 milhões de anos-luz da Terra. O evento, de proporções sobre-humanas, gerou a imagem de um beija-flor cósmico, flutuando serenamente contra o céu escuro.

A galáxia ESO 593-IG 008 foi fotografada por um dos instrumentos do Telescópio VLT (“Very Large Telescope”). Até agora imaginava-se que a colisão estava acontecendo entre duas galáxias apenas. Mas o instrumento chamado NACO utilizou seu mecanismo de óptica adaptativa para gerar uma imagem de maior resolução e permitir que os astrônomos vissem que são três galáxias que estão se chocando.
Devido à sua semelhança com um pássaro, os astrônomos passaram a chamar a galáxia tripla de Bird. Apenas o “rabo” do pássaro cósmico mede mais de 100.000 anos luz de comprimento, o tamanho de toda a nossa Via Láctea.

A resolução final da imagem é de um décimo de arco-segundo – algo como o ângulo de uma moeda de 2 centímetros de diâmetro visto de uma distância de 40 km. Isto é cerca de 600 vezes mais do que o olho humano consegue distinguir.

Fonte: inovacaotecnologica.com.br

Vendo uma imagem maravilhosa desta, é impossível não pensar no quanto somos minúsculos...e, mesmo assim, no quanto somos importantes!
Em época de OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), é muito interessante falarmos sobre astronomia e lembrarmos que somos um grãozinho num imenso Universo.
Boa sorte Pessoas, na OBA!
Camila

2 comentários:

Cristina Oliveira disse...

nossa, Cami... que coisa mais linda de se ver e saber. Adoreiii o post.
mega beijos saudosos

Anônimo disse...

Bom dia professora... O Leo trouxe os livros, muito obrigado...

Postar um comentário