Meio Ambiente, todo dia é dia!

      Este ano, a Índia é nomeada sede do Dia Mundial do Meio Ambiente.
     O tema deste ano, "Florestas: a Natureza a seu Serviço", ressalta a conexão entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais.
     A Índia é um país com cerca de 1,2 bilhão de pessoas e boa parte delas exerce forte pressão sobre as florestas. Isso ocorre principalmente nas áreas povoadas, onde as pessoas cultivam nas margens das florestas e onde as áreas de pastagem contribuem para a desertificação.
     No processo de conservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projetos de monitoramento de plantas, animais, água e de outros recursos naturais do país. Lançou, ainda, um programa de arborização cujas verbas compensatórias são usadas para melhorar o manejo florestal, a proteção de áreas verdes e mananciais.
     Apesar do aumento da conscientização sobre os perigos do declínio ambiental – incluindo as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a desertificação –, o progresso tem sido muito lento.
     Não iremos construir um mundo mais justo e sustentável se não dermos o mesmo peso aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. Para reduzir a pobreza de maneira sustentável, garantir segurança alimentar e de nutrição, e oferecer empregos decentes para as crescentes populações, devemos fazer um uso mais inteligente de nosso capital natural.
     A comemoração do dia 5 de junho na Índia faz parte dos milhares de eventos que acontecerão ao redor do mundo. Irá enfatizar a maneira que as ações individuais podem ter um grande impacto, com uma variedade de atividades que vão desde o plantio de árvores a mutirões de limpeza e campanhas verdes nacionais.
     Se tratando de Brasil, temos mesmo que enfatizar as ações individuais perante a recente aprovação do Código Florestal, isso em pleno ano Internacional das Florestas!
     Afinal, se não conservarmos as áreas ambientais, os agricultores não terão água. É possível plantar sem água?
No dia de hoje, Dia do Meio Ambiente e da Ecologia, me sinto envergonhada por pertencer a espécie que está acabando com a natureza, como se ñ fizesse parte dela. Mesmo sendo consciente e procurando conscientizar, me sinto de luto por atitudes que vão contra a biodiversidade.
Camila

Fontes:
aldeiacomum.wordpress.com
blogcastelomorais.blogspot.com
unicrio.org.br

0 comentários:

Postar um comentário