Árvores em extinção

Olá Pessoas!
Na semana da árvore vamos tratar de um assunto muito desagradável. Infelizmente, só aumenta a lista das árvores em extinção.
São muitas as causas, vou citar algumas: desmatamento, queimadas e a favelização.
A grande degradação da biodiversidade e dos ecossistemas é uma preocupação global, pois causam uma série de problemas ambientais, entre eles, a perda de funções ambientais e de inúmeras espécies de grande importância econômica, estética, científica, genética e ecológica.
Nosso planeta possui atualmente entre 80 e 100 mil espécies de árvores. Deste total, cerca de 10%, mais precisamente 8.753 espécies, estão ameaçadas de extinção (informações do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e do Centro Mundial de Monitoramento da Conservação). 
Como disse o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc: "O verde da bandeira está sendo dizimado diariamente pela especulação, pela queimada e pela impunidade ambiental"

As informações são muitas sobre a extinção das espécies, mas as pessoas não se preocupam, acreditam que suas vidas não serão diretamente afetadas. Grande engano...
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), há diferentes estados de conservação para considerar uma espécie ameaçada de extinção: vulnerável, rara e em perigo.
Através da Portaria nº 37-N, de 03 de abril de 1992, o IBAMA tornou pública a lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçada de extinção.Você pode conferí-la AQUI.


Dia 21 de setembro comemora-se no Brasil, o Dia da Árvore. Como se houvesse somente um dia da árvore.
Nós, cidadãos conscientes, devemos fazer a nossa parte.
Que tal começarmos plantando uma espécie nativa?
Faça uma pesquisa da melhor espécie que se adapta ao espaço que você tem disponível.  E, obviamente, cuide de sua árvore Quem conhece cuida.
Lembre-se, plantando o bem vamos colher bons frutos!
Camila

Postagem especial para o 5º ano da Prô Karina.
          www.arvoresbrasil.com.br

0 comentários:

Postar um comentário