Olá pessoas!
Estive ausente um tempo devido a correria de fim de ano.
No último sábado houve a Feira de Ciências no colégio. Foi demais e os projetos me encantaram.
Vou falar um pouco sobre eles, mas em outro momento.
Hoje passei para falar sobre um Ciclo de Experimentos que fiz na escola com os alunos no 8º ano.
Cada grupo fez um experimento e depois apresentou pra turma, explicando os resultados obtidos.
O tema principal foi "Sistema Digestório".
Os alunos participaram e com isso, atingi o objetivo da aula.
Segue abaixo, os experimentos. São simples, fizemos no laboratório mas é possível desenvolvê-los até na sala de aula.
1. O começo: A ação da saliva
- Material
vidro conta-gotas com tintura de iodo
2 copos plásticos de café
2 tubos de ensaio numerados
água
amido
- Procedimento
Coloque água em um dos copos, acrescente amido, mexa e despeje dois dedos da mistura em cada tubo de ensaio. No outro copo, recolha um pouco de saliva, passe-a para um dos tubos e agite. Espere 30 minutos e pingue uma gota de iodo em cada tubo.
- Conclusão
O amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, mas a mistura com saliva não fica roxa por causa da atuação da enzima ptialina. Ela transforma o amido em maltose, que não reage com o iodo.
2. É importante mastigar bem
- Material
2 copos com água
2 comprimidos efervescentes
- Procedimento
Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.
- Conclusão
O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.
3. Sentindo os sabores
- Material
4 conta-gotas com: suco de limão, água com açúcar, água com sal e chá de carqueja
açúcar
colher
- Procedimento
Diga aos alunos que algumas regiões da língua são mais sensíveis a certos gostos que outras. Pingue os líquidos em diferentes regiões da língua. Depois, coloque açúcar na língua seca de um aluno.
- Conclusão
Sentimos o gosto dos alimentos porque o cérebro interpreta as informações captadas pelos sensores presentes na língua. Se ela estiver seca, não sentimos gosto algum, pois a saliva ajuda a desprender dos alimentos partículas que sensibilizam o paladar.
4. A acidez do suco gástrico
- Material
1 copo plástico de café
leite
vinagre ou suco de limão
- Procedimento
Coloque leite no copo e adicione vinagre.
- Conclusão
O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.
5. O detergente da digestão
- Material
dois copos com água
óleo de cozinha
detergente
- Procedimento
Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.
- Conclusão
Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.
E o próximo que acabamos ñ fazendo:
Estive ausente um tempo devido a correria de fim de ano.
No último sábado houve a Feira de Ciências no colégio. Foi demais e os projetos me encantaram.
Vou falar um pouco sobre eles, mas em outro momento.
Hoje passei para falar sobre um Ciclo de Experimentos que fiz na escola com os alunos no 8º ano.
Cada grupo fez um experimento e depois apresentou pra turma, explicando os resultados obtidos.
O tema principal foi "Sistema Digestório".
Os alunos participaram e com isso, atingi o objetivo da aula.
Segue abaixo, os experimentos. São simples, fizemos no laboratório mas é possível desenvolvê-los até na sala de aula.
1. O começo: A ação da saliva
- Material
vidro conta-gotas com tintura de iodo
2 copos plásticos de café
2 tubos de ensaio numerados
água
amido
- Procedimento
Coloque água em um dos copos, acrescente amido, mexa e despeje dois dedos da mistura em cada tubo de ensaio. No outro copo, recolha um pouco de saliva, passe-a para um dos tubos e agite. Espere 30 minutos e pingue uma gota de iodo em cada tubo.
- Conclusão
O amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, mas a mistura com saliva não fica roxa por causa da atuação da enzima ptialina. Ela transforma o amido em maltose, que não reage com o iodo.
2. É importante mastigar bem
- Material
2 copos com água
2 comprimidos efervescentes
- Procedimento
Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.
- Conclusão
O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.
3. Sentindo os sabores
- Material
4 conta-gotas com: suco de limão, água com açúcar, água com sal e chá de carqueja
açúcar
colher
- Procedimento
Diga aos alunos que algumas regiões da língua são mais sensíveis a certos gostos que outras. Pingue os líquidos em diferentes regiões da língua. Depois, coloque açúcar na língua seca de um aluno.
- Conclusão
Sentimos o gosto dos alimentos porque o cérebro interpreta as informações captadas pelos sensores presentes na língua. Se ela estiver seca, não sentimos gosto algum, pois a saliva ajuda a desprender dos alimentos partículas que sensibilizam o paladar.
4. A acidez do suco gástrico
- Material
1 copo plástico de café
leite
vinagre ou suco de limão
- Procedimento
Coloque leite no copo e adicione vinagre.
- Conclusão
O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.
5. O detergente da digestão
- Material
dois copos com água
óleo de cozinha
detergente
- Procedimento
Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.
- Conclusão
Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.
E o próximo que acabamos ñ fazendo:
6. Quebrando as proteínas
- Material
clara de ovo cozido
4 tubos de ensaio numerados
água
suco de mamão, de limão e de abacaxi
algodão
- Procedimento
Coloque água no tubo 1, suco de mamão no tubo 2, de limão no tubo 3 e de abacaxi no tubo 4. Corte a clara de ovo em cubinhos iguais e coloque um em cada tubo. Tampe com algodão e deixe em repouso por três dias.
- Conclusão
Apenas no tubo 4 será possível perceber a diminuição da clara de ovo, já que a bromelina, enzima presente no abacaxi, provocou a quebra da proteína albumina. No estômago e no intestino delgado as proteínas também são quebradas pelas enzimas.
Fonte: revistaescola.abril.com.br
Espero que tenham gostado!
Camila
PS: Volto ainda hoje com mais uma postagem sobre a sensação da escola!
2 comentários:
Camila passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, fantástico com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Camila, que maravilhoso o seu blog! Amei! Vou seguir com certeza...
Um super beijo e obrigada pela visitinha ao Teia da Vida!
Daniela
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