Lesma fotossintetizante?



     Pois é, incrível!
 Elysia chlorotica

Trata-se de uma lesma do mar.
A E. chlorotica é um molusco gastrópode que habita a costa dos E.U.A. e se alimenta de algas verdes, principalmente as da espécie Vaucheria litorea. O diferencial dessa lesma é que após ingerir a alga, ela consegue sobreviver, durante cerca de nove meses, produzindo o próprio alimento através da fotossíntese.
Ela realiza fotossíntese aproveitando os cloroplastos das algas marinhas das quais ela se alimenta. 
Mas não é só isso, ela também é capaz de sintetizar a sua própria clorofila!
Aparentemente, ao longo da evolução, ela adquiriu vários genes das algas que permitem que ela faça isso. Ou seja, se um dia faltarem algas na mesa, ela pode realizar fotossíntese exatamente como fazem as plantas.
Uma equipe liderada por Mary Rumpho da Universidade do Maine, publicou um estudo indicando que a lesma verde também "roubou" o gene das algas que come. Em uma “transferência horizontal”, de alguma maneira, em algum ponto de sua evolução, os genes pularam das plantas para os moluscos, permitindo que os cloroplastos realizem finalmente fotossíntese.
E viva Lamarck!
Agora, satisfazendo a dúvida que todos devem ter, a New Scientist também perguntou se algo similar poderia algum dia ser reproduzido em humanos. Mas não se animem, a resposta foi: Improvável. “Nosso trato digestivo apenas tritura tudo – cloroplastos e o DNA”, respondeu Rumpho.
Bom, tenho que reconhecer que "essa tal Biologia" vive nos passando a perna...rs. 


Confiram um vídeo desse bicho estranho e incrível AQUI


Pessoas, apesar da minha correria, que ficou ainda pior em 2012, vou manter esse espaço do qual tanto gosto e me orgulho.
Até breve, assim espero!
     Camila

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, e eu achando que apenas as plantas fazíam fotossíntese.Essa lesma acabou com as minhas teorias

bjs Bia 9ºano

Anônimo disse...

Ela parece uma folha, muito incrivel a natureza... Pedro Ivo

Anônimo disse...

Oiaa eu aqui professora muito legal essa lesma leva uma dessa pra aula rsrs bjs Joao 9ano

Isabelle Miranda disse...

Nossa prô, muito legal essa matéria. Você tinha comentado várias vezes na sala mas agora que eu vim me informar! Super legal :D

Postar um comentário