Nutrição

Olá Pessoas! Estou de volta com novidades.
BioMomento está na mídia novamente.
Saíu na revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil (edição 108), um projeto desenvolvido por mim, voltado para os pequenos.
Vale a pena conferir, já nas bancas. Com ótimas dicas para enriquecer nossas aulas.

 
Objetivo:
·         Entender importância de hábitos saudáveis;
·         Valorizar a alimentação saudável e variada com a ingestão de frutas;
·         Estimular o consumo de alimentos saudáveis;
·         Perceber os próprios hábitos alimentares e a possível necessidade de mudanças.
     
    Introdução:
     A obesidade infantil está aumentando no Brasil, chegando a atingir 10% das crianças no país, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.
     Maus hábitos alimentares são responsáveis por uma alimentação com deficiência nutritiva; faz com que a criança engorde e ainda fique desnutrida.
     Com a correria no dia a dia dos pais, as crianças acabam não tendo uma alimentação saudável, equilibrada e crescem preferindo alimentos industrializados, ricos em sódio e gorduras saturadas e trans.
     Como a obesidade infantil é um problema de saúde, merece atenção por parte dos adultos relacionados à essa criança. A escola tem um papel fundamental na conscientização da criança quanto a importância de hábitos saudáveis de alimentação.
    Além de problemas relacionados à saúde, a criança também pode se tornar vítima de bullying; ter problemas de aprendizagem, entre outros.

     Procedimento:
     Para sensibilizar as crianças, mostrar o vídeo: "Fome come", Palavra Cantada, do CD Canções Curiosas).
Investigar com os pequenos sobre seus hábitos alimentares, sem falar sobre alimentação saudável; perceber quais são suas preferências alimentares.
Solicitar recortes de revistas de alimentos para a próxima aula.

ARTE: Usar os recortes para produzir cartazes.
O que comemos no almoço/ jantar?
O que comemos no café da manhã?
O que comemos no lanche da escola?
Quais são os alimentos saudáveis?

Depois de prontos, questionar quanto aos alimentos. Isso é saudável? Por que essa fruta é saudável?
Criar meios para que questionem a própria alimentação.

LINGUA PORTUGUESA:
Sobre o vídeo da Palavra Cantada, cantar com os alunos e fazer uma interpretação oral sobre o que entenderam.
Fazer uma lista ilustrada de frutas.
Cantar a música “Pomar”, Palavra Cantada (CD Canções de brincar- Palavra Cantada). Fazer uma brincadeira, como uma chama oral, com as frutas e suas respectivas árvores.

EDUCAÇÃO FÍSICA:
Dançar e dramatizar a música “Fome come” com os alunos.
Fazer o jogo rítmico do vídeo com os alunos. É necessário bastante treino para ficar em sincronia, mas independente da perfeição, é válido pela brincadeira.


CIÊNCIAS:
Explicar sobre o sistema digestório humano, para isso, usar um atlas do corpo humano.
Citar as palavras: dente, deglute, engole, abdome, tritura, mastiga, presentes na música.
Interpretar “biologicamente” a música e fazer com que entendam o processo digestório humano.
Essa parte pode ser feita no laboratório de Ciências.

CULINÁRIA:
Levar as crianças para conhecer a cozinha da escola, ou a cantina. Evidenciar hábitos de higiene relacionados aos alimentos. Chamar atenção das crianças para o fato das funcionárias usarem tocas, lavarem os alimentos.
Pedir para que levem uma fruta de sua preferência e preparar uma salada de fruta em conjunto.
Conferir na lista de frutas as que tinham na salada e quais faltaram.

MATEMÁTICA:
Contar as frutas antes de fazer a salada.
- Quantas frutas temos?
- E quantas são maçãs?
- Tem laranja?
- Tem mais laranja ou melancia? Qual é maior?
- Quem gosta de uva? carambola? maçã.

GEOGRAFIA/ HISTÓRIA:
Mostrar ilustração de frutas e explicar que apesar de serem cultivadas no Brasil, vieram de outros países, como a lichia e melancia (China). E de frutas tipicamente brasileiras, como o açaí.
Com um mapa mundi, mostrar o Brasil e os países de origem das frutas.

Vídeo “Fome come”, Palavra Cantada, disponível em: 
Vídeo “Pomar”, Palavra Cantada- disponível em:

Conclusão:
A escola deve ajudar e família de maneira que as crianças passem a valorizar hábitos saudáveis de alimentação e a consequente boa saúde.
A partir do projeto, as crianças comerão frutas sem “protesto”, terão consciência que nem tudo que é gostoso faz bem e que as frutas tem nutrientes que contribuirão para com a saúde.


 

Morango  Até a próxima! Camila

4 comentários:

Unknown disse...

quero autografo!
kkkk
bjs e parabéns!

Unknown disse...

Cá...tem um selinho e uma tag pra vc lá no meu blog!
bjs

Unknown disse...

Oi prof que ta escrevendo é a amanda 6a série a
E.E. Hermelina de A. Passarella
Amei o blog muito informativo e super maneiro principalmente a parte que fala sobre a nutrição.

Amanda 6 SÉRIE A
22/04/12
BJS

Anônimo disse...

oi prof para fala que nao entro no seu blog em tchau
bj
fernando braz

Postar um comentário