Eclípse lunar- HOJE!

     Na quarta feira (15/06), o entardecer – que já costuma ser um momento de contemplação – terá mais uma atração: um eclipse lunar.
   Normalmente, nesta época do ano, é comum notar um pôr do sol avermelhado. Isso por conta da camada de poeira e poluição que se concentra perto do horizonte. Não é raro que o Sol fique avermelhado a ponto de ser possível olhar diretamente para ele. Fora dessas (raras) condições, a regra é clara: nada de tentar olhar o Sol diretamente!
    Especialmente nesta quarta, imediatamente após o Sol sumir no horizonte, iremos nos deparar – ao olhar na direção oposta – com a Lua nascendo. Nascendo eclipsada!
     O eclipse vai ocorrer em sua plenitude, ou seja, poderá ser acompanhado integralmente no Oceano Índico, Índia, África Oriental, na maior parte da Ásia e em partes da Europa. Quem estiver em Madagascar terá uma visão privilegiada de todo o evento.
     Os brasileiros serão presenteados com uma visão especial.
     Veremos a parte final do eclipse. Quando a Lua surgir no céu, já estará deixando a região da umbra – a parte mais escura da sombra da Terra. É nesta fase que ela fica alaranjada e, por vezes, avermelhada por causa da poluição (natural ou não) da atmosfera da Terra.      O pouco da luz que atinge a Lua passa pela nossa atmosfera e – a depender da quantidade de nuvens, poeira e outros particulados em suspensão – o astro se torna mais ou menos avermelhado.
     Com a recente atividade do vulcão Puyehue, no sul do Chile, espera-se que a cor da Lua durante o eclipse atinja um tom mais escuro. Esse grau de avermelhamento é medido após cada eclipse e é quantificado pela escala de Danjon, que vai de zero (para um eclipse muito escuro, com a Lua quase invisível) até quatro (para um eclipse bem brilhante, quando a Lua tem coloração laranja brilhante).
     Além desse efeito produzido pela atmosfera terrestre, esse efeito deve ser acentuado aqui no Brasil por conta da condição da atmosfera local. Estamos próximos do inverno e com o tempo seco na maior parte do país. Sem chuvas, ou ventos, há muita poeira e fuligem em suspensão.
     Este será o único eclipse lunar visível no país neste ano. Outro eclipse lunar ocorrerá em 10 de dezembro, mas só quem estiver nas imediações da Austrália o verá.
Fonte: Astrônomo Cássio Barbosa

     O primeiro eclipse total da lua deste ano deve se iniciar às 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. A duração do fenômeno será de uma hora e quarenta minutos, o que é considerado um longo período. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47.
     A lua cheia normalmente fica avermelhada em um eclipse, por causa da luz solar refratada pela Terra. Um eclipse total ocorre quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar.  Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.

     Vamos entender melhor o que é um eclipse lunar:   


     Trata-se de um fenômeno celeste que ocorre quando está lua cheia e há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, de forma a que a Terra fique entre o Sol e a Lua. Ou seja a Lua está coberta (total ou parcialmente) pela sombra da Terra.
     Existem 3 tipos de eclipses lunares:     

  • Penumbral – A lua passa através da penumbra da sombra terrestre. É dificilmente visível.
  • Parcial – Uma parte da lua passa através da umbra da sombra terrestre. São facilmente visíveis.
  • Total - A totalidade da lua passa através da umbra da sombra terrestre. São facilmente visualizados e a lua pode ficar com uma cor laranja, avermelhada ou acastanhada. 
      Hoje observaremos um eclípse total.

     Então Pessoas, preparem-se e tirem muitas fotos de mais este espetáculo da natureza! O próximo eclípse visível só ocorrerá em setembro de 2015.
     Bom entardecer para todos vcs!
     Camila

7 comentários:

VINICIUS DE ASSIS disse...

Agora ja sei mais detalhadamente sobre o eclipse que ja esta acontecendo em alguns paises

vinicius de assis disse...

consegui aprender muito sobre o eclipse no blog da pro camila

Anônimo disse...

aprendi muito sobre esse fenomeno que esta acontecendo en alguns paises no blog

Anônimo disse...

eu nunca vi em eclipse estou morrendo curiosidade para ve-lo

Matheus turatti disse...

pro parabens pelo blogg fico mto feliz com a sua inteligencia e foi muito legal o eclipse

lucas manara disse...

pro passa minha nota logo AMEIIIIIIIIIIII SEU BLOGGG....

Lilian Leal disse...

Camila, super detalhado seu post, adorei, e eu vi, o que é difícil, pois sempre que tem eclipse aqui em Santos está nublado. Valeu a super explicação.
Bjos

Postar um comentário