Lonomia

Hoje falarei sobre a Lonomia, uma lagarta muito perigosa.
Todo cuidado é pouco quando se trata da lagarta Lonomia. Nas estações mais quentes do ano acontecem os acidentes, de outubro à abril.
Ela se alimenta de folhas de árvores silvestres e frutíferas, como a goiabeira, mangueira, pessegueiro.
Para evitar acidentes, é importante usar luvas e, principalmente, prestar muita atenção nas árvores.
Acidentes com Lonomia pode levar à morte em 4 dias.
O Butantan já desenvolveu um soro antilonômico para acidentes com essa lagarta, mas para produzir um vidrinho, são necessárias 400 lagartas e um dia inteiro de trabalho.


Os principais sintomas dos acidentes com a lagarta são dor e queimação no local do contato, a pele fica avermelhada e inchada, mal estar, dores de cabeça náuseas e vômito. Manifestações hemorrágicas podem aparecer entre 8 a 72 horas após o contato, sendo as mais comuns manchas escuras pelo corpo, sangramento pelo nariz, gengivas, urina e em ferimentos recentes. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal aguda e morte. No caso, procure um médico imediatamente e, se possível, leve a lagarta junto para a identificação.

Quanto as taturanas, apesar de provocarem acidentes graves e prejuizos às lavouras são importantes dentro do equilíbrio da natureza. Sabe-se, atualmente, que o surgimento de lonomias em abundância deveu-se ao desequilíbrio ambiental provocados por desmatamentos, queimadas, extermínio de predadores por aplicação de agrotóxicos e por proliferação de loteamentos em áreas preservadas. Ao encontrar taturanas, não mate-as. Colete-as e procure um profissional para a identificação correta e encaminhamento ao órgão competente. Desta forma, você estará colaborando com a ciência e preservando a natureza.
Fonte: http://borboletasbr.blogspot.com
(Lonomia adulta, mariposa inofensiva)
Então Pessoas, cuidado!
Até a próxima,
Camila

0 comentários:

Postar um comentário