Scaptia plinthina beyoncea

Scaptia plinthina beyoncea, também chamada por alguns de Beyoncé.

    Beyoncé é considerada uma das maiores divas pop, mas ela não é a única. Uma espécie de mosca de cavalo com uma extremidade traseira ‘glamourosa’ foi nomeada de Beyoncé porque ela é a "maior diva de todos os tempos entre as moscas", dizem os pesquisadores.
    O fundo do abdómen da mosca é dourado, a mesma cor da roupa que Beyoncé usou na gravação de "Bootylicious" em 2001, quando ainda fazia parte da banda Destiny's Child, antes de iniciar a sua carreira a solo.
    A cor brilhante e as longas pernas fazem com que o raro inseto se possa tornar "a diva das moscas", disse Bryan Lessard, entomologista da Organização para a Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth da Austrália (CSIRO).
    O cientista explicou ainda que ao batizar assim a mosca terá oportunidade de demonstrar "o lado engraçado da taxonomia [nomenclatura das classificações científicas]", divulgou a CSIRO em comunicado.
    As coincidências, afirmam os pesquisadores, não param por aí. A mosca Beyoncé foi encontrada pela primeira vez no nordeste da Austrália em 1981, ano em que a artista nasceu. A mosca, porém, não havia 'nascido para a ciência' até este ano por não ter sido descrita, o que só ocorreu agora com a publicação de um artigo no Australian Journal of Entomology. 
                             

    Outras quatro moscas da mesma família também foram descritas, mas com nomes que não as farão famosas.
   Moscas de Cavalo desempenham um papel importante na ecologia de plantas polinizadoras. "Elas agem como beija-flores durante o dia, bebem o néctar das suas variedades preferidas de Grevillea, árvores de chá e eucaliptos."
    Esta não é a primeira vez que um animal é batizado em honra de um artista, uma aranha recebeu o nome do cantor Neil Young, um escaravelho o nome de um dos pioneiros do rock Roy Orbison e outros animais extintos do grupo de punk The Ramones.

   Fiz esta postagem em homenagem a uma aluna excelente, dedicada, inteligente e responsável, do 9º ano, a Bia. Espero que goste!
    Viu Bia? Você não tem uma mosca com seu nome, mas foi homenageada no BioMomento. rs
Boa semana!
Camila


3 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente, muito abrigada professora pelo post.E segundo ,espero que a ideia deste entomologista sirva de inspiração para outros cientistas, para colocarem nomes de pessoas fomosas em insetos ou animais que se aproximem de artistas
muito obrigada,
Bia 9º ano

Anônimo disse...

ai sim a Bia ia se interessar mais por ciência
muito legal a ideia
Carol 9ano

Anônimo disse...

muito bom o saite (blog)

Postar um comentário