Dia da Amazônia

No dia 05 de Setembro comemoramos o Dia da Amazônia. O Dia da Amazônia foi um projeto de lei de 2003 do deputado Humberto Miquiles que foi sancionado pelo Presidente Lula. A Amazônia é a maior reserva natural do planeta Terra e é ela quem proporciona o equilíbrio ambiental de todo o mundo.
A Floresta Amazônica ocupa metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul,tem mais de 5 milhões de km de extensão e é a maior bacia hidrográfica do mundo. Isso quer dizer que é lá que está boa parte da reserva de água doce do Planeta Terra.
O clima da região Amazonica é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo e tem uma biodiversidade incrível!
Muitas plantas raras que lá se encontram são utilizadas em larga escala pela indústria farmacêutica na produção de remédios. Infelizmente nos dias de hoje a Amazônia tem sido violentamente desmatada.
Infelizmete não temos muito o que comemorar no dia de hoje, ao contrário. Não é para menos. Um estudo do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia e do Centro de Pesquisas Woods Hole, dos EUA, indica que a área devastada já é de 40 mil km2, o dobro do que foi divulgado no início deste ano pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe. O novo número baseia-se em estudos de campo, realizados por pesquisadores das duas entidades.
Não basta apenas instituirmos um dia para falar sobre isso se a população e os nossos governantes não se conscientizarem disso, e não tomarem medidas urgentes para preservar o que temos de mais precioso no planeta, que é a natureza. Furacões, maremotos, invernos rigorosos, calor excessivo, fogo nas matas em todo o planeta devido ao clima seco; tudo isso é consequência das agressões que a natureza sofre ocasionada pelo HOMEM.
Crescemos ouvindo que a Amazônia é o pulmão do mundo, hoje sabemos que não é bem isso. Atualmente temos que nos preocupar para ue ela não vire a insônia do mundo.
Olhem esse vídeo do Greenpeace. Infelizmente, vivemos uma época em que tudo tem preço.

Estamos em ano eleitoral. Você já escolheu seu candidato? Já se informou sobre as intenções dele qto ao Meio Ambiente?
Podemos ajudar a Amazônia e todo o Brasil fazendo o melhor nas urnas. Vamos acreditar!

Fontes:
http://www.bigmae.com
http://galileu.globo.com

1 comentários:

Matth. disse...

Professora tá desatualizadoo emm! HAHAHA ;]

quero ver falar agora q nao passo aqui !

beijos

Postar um comentário