Natureza branca

Vocês viram?

Raro filhote albino de baleia é registrado na Argentina

Um raro filhote albino de baleia franca austral foi visto na costa da península Valdez, na região da Patagônia, na Argentina, nesta segunda-feira, segundo a agência Reuters. De acordo com a WWF, acredita-se que existam 12 mil indivíduos desta espécie no mundo, mas não há estimativas sobre o número de albinos.
Somente no Brasil, mais de 300 indivíduos foram catalogados e identificados por fotos - cada animal é distinguido por calosidades naturais na cabeça. A espécie pode ser vista ainda em países como Chile, Namíbia, Moçambique, Peru, Uruguai, Madagascar, Nova Zelândia, África do Sul e Austrália.
Os grupos ao longo do planeta não cruzam muito entre si, já que as mães costumam manter os mesmos locais de alimentação e os filhotes adquirem esse hábito
.

Mas, o que é albinismo?
É a incapacidade de fabricar melanina, que é uma proteína resonsável pela pigmentação da pele, olhos e cabelos dos mamíferos. A melanina nos protege das radiações nocivas do Sol, dos raio ultravioletas.
O albinismo pode ser parcial ou total, ou seja, o albino pode produzir pouca ou nenhuma melanina.
O albinismo é hereditário e está condicionado a um gene pouco comum que gera certas características físicas e que tem caráter recessivo, não aparece em todas as gerações. Estima-se que uma em cada 17.000 pessoas são albinas.
Quando um dos pais possui o gene recessivo do albinismo, existe a probabilidade de transmissão de 25% em cada gravidez. De cada quatro filhos, um pode apresentar a doença. No entanto, no caso do nascimento de filho saudável, há 50% de possibilidade de ele ser portador do gene e gerar filhos com albinismo.
A terapia genética abre uma possibilidade para os portadores do albinismo. No futuro, estes pacientes poderão receber os genes que faltam a suas células "pigmentadoras", a fim de que adquiram a capacidade de sintetizar a melanina.
É bastante comum em algumas espécies, como no caso dos coelhos; mas é bastante raro na maioria das espécies.
Agora um slide com fotos de vários animais albinos. São lindos, não acham?


Bom, promessa paga. Post especial para o 2º ano, antes tarde do que nunca.
Desculpem a demora da atualização do blog, estive enrolada esses dias.
Espero que gostem e se interessem em aprender um pouco mais a respeito.
Camila

Fontes:
http://www.mundogump.com.br
http://www.saudeanimal.com.br
http://noticias.terra.com.br

1 comentários:

Gustavo França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário